6 de jan. de 2013

CAPACIDADE DE INTERLOCUÇÃO


 saber conversar, expor com clareza suas
idéias e ouvir com atenção as idéias do outro.

- O contato com os cidadãos e com as autoridades públicas e privadas que
podem trazer soluções para suas demandas deve ser sereno, conduzido em
linguagem respeitosa. É imprescindível o uso de argumentos racionais e informações
precisas.
- Não permitir a "dramatização" de situações para impressionar ou intimidar
as pessoas. Conversar para entender, fazer-se compreender e resolver.

DICAS
- Organizar com antecedência a conversa:
* O que se quer alcançar;
* Como conseguir;
* Com quem conversar;
* Como conversar e quais argumentos utilizar;

- Marcar com antecedência o horário para a conversa. Ser pontual, educado e objetivo;
- Ilustrar os argumentos, sempre que possível, com dados numéricos ou depoimentos
objetivos das pessoas diretamente envolvidas na situação em discussão;
- Registrar por escrito os resultados da conversa.