6 de jan. de 2013

CAPACIDADE DE NEGOCIAÇÃO

 
Saber quando ceder, ou não, em frente dedeterminadas posturas ou argumentos das pessoas que tomam decisões, semque isso signifique deixar de lado o objetivo de uma reunião ou adiar indefinidamente
a solução de uma demanda comunitária.

- Numa negociação é fundamental que as partes se respeitem e não se
deixem levar por questões paralelas que desviem a atenção do ponto principal
ou despertem reações emocionais e ressentimentos.

DICAS
- Utilizar plenamente sua capacidade de interlocução.
- Ter claro o objetivo central da negociação.
- Identificar, com antecedência, os caminhos possíveis para alcançar o seu
objetivo central, a curto, médio e longo prazo.
- Prever os argumentos do seu interlocutor e preparar-se para discuti-los.
- Ouvir os argumentos de seu interlocutor e apresentar os seus contra-argumentos,
c om serenidade e objetividade.
- Evitar atritos, provocações, insinuações e conflitos insuperáveis.
- Usar de bom senso sempre.